BIBLIOTECA DE LIBROS
Usted encontrará aquí información individualizada sobre libros, generalmente de reciente publicación aunque en otros casos usted podrá visualizar un conjunto de libros alrededor de diferentes temáticas.
Todos los libros Subir Libro
AFRICANOS LIVRES A abolição do tráfico de escravos no Brasil
Autor: Beatriz Mamigonian
Publicado en: Sao Paoulo
Em 7 de novembro de 1831, foi promulgada a lei que proibia a importação de escravos para o país e punia todos os envolvidos na atividade. O extenso contrabando das duas décadas seguintes fez pensar que a lei fosse “para inglês ver”.
Em Africanos livres, Beatriz Mamigonian trata da abolição do tráfico de escravos no Brasil desde sua proibição em 1808 pela Grã-Bretanha e dos tratados que garantiram a liberdade dos africanos resgatados dos navios negreiros. A lei de 1831 é o eixo narrativo do livro, ao qual se imbricam a análise da experiência dos africanos livres, de sua administração pelo governo imperial e dos efeitos sociais e políticos do contrabando. Os acordos bilaterais e a legislação nacional determinavam que esses africanos fossem submetidos durante catorze anos a um regime de trabalho forçado, período em que seriam supostamente educados para a liberdade, mas que durou muito além do prescrito.
Um dos temas centrais deste livro é a polêmica campanha britânica pela liberdade dos africanos livres e daqueles importados mantidos como escravos desde 1831. A autora revisita o contexto da Lei Eusébio de Queirós (1850) e a “Questão Christie”, episódio que resultou no rompimento de relações diplomáticas entre Brasil e Grã-Bretanha entre 1863 e 1865. Nos dois momentos, a campanha britânica ganhou a opinião pública, incluindo negros livres, libertos e escravos. Diante das ameaças à soberania nacional, o governo brasileiro teve que demonstrar coesão institucional e política para conter as pressões abolicionistas e repactuar com os senhores de escravos os termos para a manutenção da escravidão.
Mamigonian reescreve capítulos de história política e diplomática brasileira a partir do problema da proibição do tráfico, ao incorporar à trama as experiências dos africanos livres e daqueles ilegalmente escravizados. Africanos livres permite reconstruir a importância da lei de 1831 para a política imperial e as relações exteriores, assim como para a resistência escrava e o abolicionismo radical.
(São Paulo: Companhia das Letras, 2017) link para catálogo da editora